terça-feira, 29 de outubro de 2013

Literarte leva 50 autores a Feira do Livro de Frankfurt representando o Brasil, e apresenta seus artistas em Praga, Viena e Roma em uma trajetória de sucesso!

Imagine um baú de referências que misture elementos diversos como sensibilidade, talento, maturidade, enganjamento, nostalgia , amor e inspiração.Agora, imagine tudo isso misturado em 15 dias em uma fantástica turnêt a Europa de artistas com garra e determinação de buscarem o sucesso. Muita informação? Talvez, mas o que a Literarte foi buscar nesta jornada foi justamente impactar não só as carreiras de nossos  escritores e artistas, mas deslumbrar os lugares por onde passou, mostrando que a literatura contemporânea Tupiniquim, cresceu, amadureceu e tem força para ganhar o mercado.
No Brasil já sabemos das limitações editoriais e da necessidade de investimento e marketing impostas e aceitas até mesmo por nós,que fazemos a cultura neste país, publicar aqui não está nada fácil,quase uma missão impossível, segundo informações obtidas em uma das maiores editoras brasileiras, que estava ao nosso lado em Frankfurt,  a média de autores publicados é de 1 a 2  por ano,e mesmo assim...Grandes nomes,  então dá pra ter uma noção,  mas, sabemos que existe um mundo lá fora que lê, que valoriza o livro e a arte de modo geral, e que, somente podemos ganhar espaço no mesmo quando conseguirmos romper todas as fronteiras e barreiras para transformar nossa literatura em um fantástico elo mundial que nos fará fortes e nos colocará bem posicionados mostrando realmente, a que viemos.
Assim humildemente, conquistamos nosso espaço com muita ousadia em um stand pequeno, mas dentro da maior Feira do Mundo, que aliás , ficou movimentadíssimo do início ao fim, pessoas curiosas, agentes literários, editores, diretores de bibliotecas e associações de língua portuguesa, enfim, sempre que tinha um burburinho no cantinho brasileiro era lá, em nosso stand. Graças a organização e coordenação da Jornalista Dyandreia Portugal que assumiu o comando desde a cerimônia inicial até o último dia do evento e da Escritora Roseni Kuranyi, que com simpatia dominou a parte da manhã no stand,e contando  sempre com o apoio da escritora brasileira residente na Alemanha Margot Weide que apoiou a Dyandreia Portugal na comunicação desde o inicio,  além dos nossos autores é claro, estrelas maiores, a Feira foi um grande sucesso, nosso Stand  estava alegre com as caricaturas presenteadas por Danilo Marques, cheio de pessoas felizes e de bem com a vida como a Escritora Cláudia Carvalho que incorporou a Carmen Miranda e foi fotografada por jornais alemães e a Paçoca do avô , que deu nome ao livro da Dinorá Couto Cançado e roubou a cena, na cozinha experimental montada no Stand da Biblioteca Nacional que gentilmente deixou em exposição e distribuição nossos catalogos e serviu a Paçoca do avô.
Em Praga, fomos recebidos pelo consulado pelo ministro de relações exteriores, e fizemos a distribuição de alguns livros, logo em seguida, seguimos para a Mostra Saberes em Viena, promovido pela ABRASA , fechando com chave de ouro em um luxuoso evento no Castelo Cobenzl para premiados especiais com o Prêmio Diamonds Of Arts and Education, entregues por Olaf Auer, o Conde de Cobenzl, Peter Hayder (Diplomata da Onu), Dr. Luiz Fausto Valois ( `Promotor da Infancia e da Juventude, e por Queila Rosa, presidente da ABRASA.
Eu tive a honra de estar compondo a mesa para direcionar e apoiar o trabalho, e pra mim foi um momento de muita emoção, mas, o ponto alto no castelo foi o momento em que Olaf Auer contou a história do lugar, além de contar quem foram os nomes ilustres que passaram por ali,inserindo nos em sua passagem como pessoas ilustres a visitar um castelo onde Mozart ensinava Musica, a Rainha Elizabeth já foi recebida e Omar Kadafi já foi recebido,e para mim um momento emocionante foi quando entreguei oficialmente o catálogo bilíngue.
Outro momento marcante para a Literarte em Viena, foi a nomeação oficial e entrega de certificado a nossa conselheira na Itália Amilca Ismael 
Em Roma fomos em um grupo menor, e somente eu e a Flávia Assaife fomos ao bate-papo com as crianças, organizado pela Meta Brasil que é dirigida pela embaixada do Brasil na Italia, e foi um dos momentos mais gratificantes de toda a viagem.
(Roma) 
Gostaria de colocar cada detalhe nesta divulgação, mas é difícil, pois foram muitos momentos e pessoas especiais, mas, irei divulgar um passo a passo para tentar guiá-los junto conosco nesta incrivel e cultural viagem!
Grata a todos que acreditaram neste projeto, aos que não puderam ir, nossos sinceros agradecimentos e temos certeza que estavam conosco em alma e espirito torcendo para que tudo desse certo, como deu.
Vamos que vamos e em breve receberão toda a cobertura impressa através do Jornal Sem Fronteiras.
1º Dyandreia Portugal participa da cerimônia de boas-vindas aos editores e a imprensa
2º Com Alegria e irreverencia, estávamos na maior Feira do Livro do Mundo, sendo, como na Book Expo New York a única associação brasileira a ter este espaço por lá...
3º MELHORES MOMENTOS 
Frankfurt
Castelo Cobenzl (Austria) 
(Frankfurt) 
(Praga)
(Embaixada em Praga) 
(Frankfurt)
(Bratzlava) 
(Praga)
(Consulado em Praga) 
Praga
Viena - ABRASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário