quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

HOMENAGEM AO POETA CECÍLIO BARROS PESSOA




“ O azul dos mares celeiros de alimentos, inspirador poético dos cantos, das letras e das artes plásticas, provedor das ciências e da navegação, na liberdade infinita do encontro do homem com o criador; o amarelo das luzes do farol altaneiro, sentinela e guerreiro incansável das brumas tenebrosas e das trevas leigas, iluminador sábio da gênese na memória do sal, da pesca e do arraial, são as cores da Casa de Cecílio Barros Pessoa, morada dos acadêmicos e vultos da história da arte e da cultura do povo cabista.”

Carlos Alberto Sousa – Presidente Fundador da ARTPOP – Academia de Artes de Cabo Frio. 



*Cecílio Barros Pessoa é o maior poeta regionalista de Arraial do Cabo-RJ. Nasceu no dia 30 de outubro de 1902 e morreu no dia 21 de fevereiro de 1981, no município de Arraial do Cabo-RJ.

*Começou a fazer poesia aos 16 anos de idade, documentando todos os acontecimentos importantes da pesca e da vida social de Arraial do Cabo, como: O NAUFRÁGIO DE BENGO E MANOEL, O NAUFRÁGIO DO FUNCHAL, A ILHA DA BATUTA, O TENENTE COME BRASA.

*Seus textos “ABC dos Bichos” e “A Ilha Batuta” foram publicados em 1979 no Jornal Aqui de Cabo Frio-RJ.

*O seu texto “ABC dos Bichos” foi publicado no Jornal de Sábado em 1999.

*Foi homenageado, tendo o seu nome no CIEP 147 na Prainha em Arraial do Cabo/RJ.

*Moção de Aplausos Póstumo ao Saudoso Poeta Cecílio Barros Pessoa concedido pela câmara de vereadores do Rio de Janeiro-RJ, pela vereadora Leila do Flamengo em 2003.

*O poema “Pavão da Gaita” de sua autoria em homenagem feita ao seu filho está publicado em vários sites na internet desde 2005.

*Foi escolhido como patrono da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo em 2005.


REFERÊNCIA BIOGRÁFICA: 
http://poesiarte.blogspot.com/2012/01/premio-cecilio-barros-pessoa-de-poesia.html

Um comentário: