domingo, 16 de janeiro de 2022

ANTOLOGIA MAGIA DO NATAL - WEBTV

 


https://www.redewtv.com/2021/12/antologia-magia-do-natal-4x07-um-sonho.html?fbclid=IwAR1O_z5NfPv_qAA8p56pUjPPRSolmxWcQUID4dXQRipfA2cpF78ovdtxi0g 

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Os números do lixo e os 5R’s da sustentabilidade.

                 Quem me acompanha aqui há um tempinho sabe que uma coisa que me incomoda imensamente é a quantidade de lixo gerada no dia a dia e os impactos que isso causa ao meio ambiente. Infelizmente a maior parte da poluição global vem da indústria – ou seja – de quem detém o dinheiro. E isso é um problema, pois os acionistas e diretores na maioria das vezes priorizam o lucro acima do meio ambiente. Na outra ponta da cadeia de consumo temos milhares de trabalhadoras e trabalhadores que acabam optando pela praticidade em detrimento da própria saúde e da preservação do meio ambiente, outras pessoas ainda são forçadas pelos preços altos a escolher produtos de qualidade inferior sem questionar se estas escolhas em longo prazo irão afetar a vida ou o planeta. É uma equação bem difícil de resolver e por isso mesmo é um assunto tão necessário. O comportamento da população certamente não consegue sanar todos os danos causados pela produção de lixo, mas em pequenas atitudes do dia a dia é possível mitigar os malefícios que a nossa presença causa no mundo, além de melhorar a nossa qualidade de vida e com sorte, conseguir economizar um pouco.

             Vamos falar de números?

             Embora muitas coisas sejam recicláveis, nem tudo é reciclado no Brasil. Cada habitante do país gera em média 379kg de resíduos sólidos por ano. Dessa quantidade, menos de 3% chega a ser reciclado – Em partes pela dificuldade de manuseio e baixo valor econômico do material, como por exemplo, isopor ou embalagens laminadas de biscoitos, em partes pelo baixo número de pessoas com acesso aos serviços de coleta seletiva (apenas 41,4% da população tem acesso a esse tipo de serviço – E infelizmente nem todas as pessoas que possuem acesso utilizam o serviço de maneira efetiva). Por essas e outras questões, é necessário concordar com a Bruna Tissu, do instituto Akatu: O melhor resíduo é aquele que não foi gerado!

             Em 2020 a Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério de Desenvolvimento Regional apresentou a décima oitava edição do Diagnóstico de Manejo de Resíduos Sólidos Ubanos, elaborada com base nos dados do ano anterior, 2019. Na citada edição, 3792 municípios do país participaram da coleta de dados, o que representa 86,6% da população urbana brasileira.

             O documento destaca também a participação dos catadores na coleta seletiva em parceria com o poder público: Eles foram responsáveis por pouco mais de 36% do total de materiais recicláveis coletados e encaminhados em 2019.

             Em números gerais, o país recuperou o equivalente a 7,53 kg de resíduo por habitante no ano de 2019 – Ou seja: Cada habitante gera 379kg de lixo e dessa quantidade, nem 10kg chegam a ser recuperados. 75% do lixo gerado foram parar em aterros sanitários e 24,9% foram parar em outros aterros e lixões, considerados inadequados. O assustador desses dados é que eles levam em conta o material coletado – E basta olhar ao redor para perceber que há muito lixo indo para outros lugares, como o mar e os rios.

             É possível ver que apesar do disposto na Lei Federal 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) determinar que todo o material produzido por atividades domésticas e comerciais coletado deva ser encaminhado para reaproveitamento por reciclagem, reutilização compostagem ou geração de energia, destinando-se aos aterros sanitários apenas os resíduos que não possuam tecnologias viáveis de reaproveitamento, o problema está longe de ser resolvido por aqui.

 

Os 5Rs da sustentabilidade

             Os 5Rs são atitudes que sugerem mudanças de comportamento de consumidores e empresas em relação ao ato de consumir e descartar com responsabilidade. Quais são esses hábitos afinal: Repensar, reduzir, reaproveitar, reciclar e recusar. Vamos conhecer de perto?

            

             Repensar: Quando você vai comprar um produto, pense se realmente precisa, no resíduo que será gerado e na cadeia produtiva desde a extração de matéria-prima até o descarte (não deixe de considerar o consumo de energia, água, emissão de carbono, condições de trabalho na cadeia produtiva, formas de distribuição e etc.). Além de colaborar com o meio ambiente, repensar os hábitos de consumo ajuda bastante no orçamento no final do mês.

             Reduzir: Práticas simples do dia a dia ajudam a reduzir o consumo e evitar o desperdício. Muitas vezes podem parecer mais dispendiosas como, por exemplo, quando se compra um item mais caro, mas que terá uma vida útil bem maior, o que significa uma economia em longo prazo. Pilhas recarregáveis também significam um gasto imediato um pouco mais alto em relação às pilhas comuns, mas representam economia e sustentabilidade. Outros hábitos que reduzem o desperdício e o consumo são utilizar frente e verso do papel, realizar trocas de livros, roupas e objetos (podem ser trocas entre familiares, amigos ou em grupos na internet), dar preferência aos produtos a granel ou que possuam embalagens retornáveis, carregar sua própria garrafa, caneca e talheres na bolsa (evitando os descartáveis) são outras dicas úteis.

             Reaproveitar: Você pode dar uma nova utilidade a um item já usado, estendendo sua vida útil e evitando um novo processo de produção (sabe aquela piada? Morre uma camiseta, nasce um pano de chão? É sobre isso e mais um pouco). Potes de vidro podem se tornar porta-alimentos (e não, você não precisa de uma etiqueta adesiva sinalizando que ali tem macarrão ou arroz, dá pra enxergar perfeitamente), caixas de sapatos podem ser organizadores de objetos e tantas outras ideias. A imaginação é o limite.

             Reciclar: Reciclar requer um trabalho industrial, transformando o resíduo em novo produto. É uma opção que gera emprego e renda, custa mais barato do que a produção tradicional e diminui a exploração de recursos naturais. Sempre que decidir adquirir um novo produto, procure comprar produtos que possam ser reciclados, contribuindo para um processo de produção mais limpo. Além disso, cobre dos gestores de sua cidade a disponibilização de coleta seletiva.

             Recusar: Você pode e deve recusar a comprar produtos de empresas que não tenham compromisso com o meio ambiente, bem como pode e deve recusar canudos plásticos, descartáveis em geral, sacolinhas de supermercado, aquelas notinhas do cartão de crédito e outras coisas desnecessárias que geram impactos negativos.

 

Agora que vocês sabem um pouco mais sobre o lixo e sobre os cinco Rs, me contem: O que vocês já fazem para tornar o dia a dia mais sustentável?

 Bibliografia

 https://www.poder360.com.br/brasil/reciclagem-no-brasil-atinge-apenas-21-de-tudo-que-e-coletado/ 

https://static.poder360.com.br/2021/06/diagnostico-residuos-solidos-2019.pdf

 https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2021/10/07/cada-pessoa-produz-379-toneladas-de-lixo-reciclar-e-sempre-melhor-opcao.htm

https://portal.fmu.br/noticias/reciclagem-no-brasil-panorama-atual-e-desafios-para-o-futuro/

https://www.financaspraticas.com.br/planejar/consumo-responsavel/consumo-e-sustentabilidade/os-5rs-da-sustentabilidade-em-prol-do-consumo-responsavel

 



(Texto escrito por Darlene R. Faria e postado originalmente no blog Devaneios e Poesias e no instagram @poetisa_darlene)



domingo, 5 de setembro de 2021

OLHOS DE MEL

 

OLHOS DE MEL

 

Que me importa se o seu nome é Andréia, Anna, Mônica, Priscila, Cristiane, Daniele, etc. Melhor, em todos os sentidos não me importo mesmo! Por enquanto nem quero saber. Olhos de mel!...  Taí, talvez seja Melissa, escolhido por causa deles.

Quando os meus encontram os seus... Ai! Tum, tum, tum...A máquina dá uma acelerada. Dá sim! Fico que fico. A combinação bem feita. Olhos melados, deixam os meus grudados. Olhos de mel! Declaram uma tranquila certeza: o rosto lindo no corpo perfeito. Vai dizer que não se envaidece? Teria que ser muito humilde. Modéstia talvez seja um dos requisitos para ter uma boa personalidade. Mas não precisa exagerar, no fundo você tem consciência da beleza despudorada. Para não se achar linda só se tivesse um defeitinho que ninguém vê. Na sola do pé, por exemplo. A natureza seria imperfeita se te desse uma unha encravada ou um sinal embaixo de um dos seios que só ficasse escondido quando chegasse aos sessenta anos.

Ah! Eu estava falando do nome. Pensando bem, linda desse jeito não pode chamar-se Rosenilda, Cremilda, Rosalina, Lucrecia ou outra ilda, ina ou crécia qualquer. Seria um pecado imperdoável, uma covardia.

Você deve ter sim, um nome perfeito, que combine com tudo, com seu jeito, que seja esteio dessa segurança. Bom de se ouvir, assim como uma melodia, doce de se falar, como se quisesse ficar nos lábios. Que combine com seu olhar que eu não canso de admirar; com seu jeito de caminhar que faz o mundo parar só para olhar. Que faz as borboletas e as abelhas esquecerem das flores, e deixa um rastro de pétalas e odores. Tudo porque quando você passa nada resiste ao encanto, a própria natureza suspira e se enche de graça e a vida para a sua beleza consagrar.

 

 

Mario Rezende

domingo, 29 de agosto de 2021

O AMOR NÃO MORRE

O AMOR NÃO MORRE

O verdadeiro amor não morre.

Às vezes, por um motivo qualquer,

fica bem guardado num compartimento especial,

resquício de uma lembrança boa e bela,

como se fosse uma sementinha, o início.

Só deixa de ficar se mostrando  para o mundo

como uma linda flor, cheia de vida e orgulho.

Às vezes, faz a gente sonhar, como gestante,

e faz o rosto iluminar com um sorriso muito feliz.

É certo que não morre. Resiste ao inverno

e pode florescer para enfeitar outras primaveras.

Mario Rezende

domingo, 11 de julho de 2021