segunda-feira, 5 de maio de 2014

Comemorações dos 8 séculos da Língua Portuguesa começam com grande festa em Foz do Iguaçu- Brasil



Comemorações dos 8 séculos da Língua Portuguesa começam com grande festa em Foz do Iguaçu- Brasil

As comemorações dos 8 séculos da Língua Portuguesa no Brasil, começam no dia 17 de maio,promovida pela Literarte- Associação Internacional de Escritores e Artistas  e decorrem nos demais países lusófonos sob o lema de amor a língua lusófona, e fraternidade entre os países que a usam oficialmente.

8 Séculos da Língua Portuguesa

Quando “nasce” uma língua? Como determiná-lo, tratando-se da língua portuguesa? Qual é o documento mais antigo escrito em língua portuguesa?
Embora os historiadores da língua não sejam unânimes, o Testamento de D. Afonso II, datado de 27 de junho de 1214, surge como o primeiro, senão um dos primeiros documentos escritos em português.
Esta data mereceu a nossa atenção, no sentido de promovermos as Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa, designação abrangente passível de englobar quer o Testamento de D. Afonso II quer outros documentos, como a Notícia dos Fiadores, de 1175.
As Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa permitem-nos realçar o valor de um património comum das nossas culturas, a língua. Celebrar a língua nas suas mais diversas vertentes e geografias é o nosso objetivo. Para o efeito, elegemos como referencial para estas Comemorações o Testamento de D. Afonso II que perfaz 800 anos e que avulta entre os mais antigos documentos escritos em português.
As Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa iniciar-se-ão, no próximo ano, a 5 de maio, por ser o dia que a CPLP instituiu como o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, tendo o seu término a 10 de junho de 2015.

A Literarte no Brasil visa Incentivar e promover a língua e  o respeito mútuo entre os países, exaltar valores como o amor à pátria e o respeito pelos seus símbolos.
Destaca-se na comemoração no Brasil a confecção da Enciclopédia de Artistas Contemporâneos Lusófonos e a entrega aos participantes da mesma da Comenda Castro Alves.
Na capa, de fundo, a Carta de Pero Vaz de Caminha a corte, primeiro documento de Registro da existência do Brasil e ao Lado as bandeiras de todos os países lusófonos.
O Evento acontecerá no Luxuoso Hotel Bella Itália, em Foz do Iguaçu - Paraná, http://www.hotelbellaitalia.com.br/, no mesmo evento a Literarte também em Parceria com a ALAV- Chile  estará empossando novos membros para a Delegação Brasileira.
Os músicos Marcos Assumpção e Jubiabá da Bahia, farão parte do evento com suas apresentações musicais que tanto encantam ao Público.
Marcos Assumpção
Jubiabá da Bahia
O Final de Semana Cultural ainda contará com venda de Livros e obras de artes, Sarau Poético, Passeios Culturais e muito mais. 
Homenageados na  Obra: 
Almir Zarfeg - Adélia Luzia Prado Freitas -Adriana Freitas -Alberto Chissano -Alberto Slomp
Albino Fragoso Francisco Magaia - Alda Neves da Graça do Espírito Santo -Ambrosina  Coradi   - Amílcar Lopes Cabral - Ana Irene de Menezes Gonçalves de Freitas - Analu Mikosz
Andrews Ulisses - António Agostinho Neto - Aparecida Semini da Costa - Ariano Suassuna -
Barão Rev. Dr. Geraldo Portal Veiga - Betty Silberstein - Bruno Giorgi - Cândido Portinari 
Carlos Drummond de Andrade - Carlos Eduardo de Carvalho Vargas -Carlos Pedro -Carmen F. Fonseca - Carmen Lúcia Hussein - Casimiro José Marques de Abreu - Castro Alves - Antônio Frederico de Castro Alves - Cecília Meireles - Cecília Benevides de Carvalho Meireles 
Charles Santos Simões - Francisco Buarque de HollandaChristina Hernandes -Clarice Lispector - Conceição Maia Rocha de Oliveira - 
Cora CoralinaDalton  Trevisan - David de Jesus Mourão-Ferreira  - 
Débora Villela PetrinDinorá Couto Cançado- Dulce Rodrigues - Edvaldo Rosa -Eliane Negrão 
Eloi Angelos Ghio - Eloisa Helena Cavalcanti Barroso -  Elsie Paiva - Érico Veríssimo -EstherRogessi - Eulália Cristina Costa e Costa - Fernando António Nogueira Pessoa 
Fernando SylvanFilinto Elísio - Flávia Assaife - Gabriel Garcia Márquez  - Florbela Espanca 
Francisco Grácio Gonçalves - Gabriela Ruivo Trindade -Geraldo José Sant´Anna 
 Henrique de Senna Fernandes - Iris Maria Sampaio de Oliveira- Isis Dias Vieira,
IzabelleValladares Santos - Jorge  Amado - Jorge  Nascimento - José Lisboa - José João Craveirinha - José Martiniano de Alencar - José Donizetti Gonçales-  José de Sousa Saramago - Kacianni de Sousa Ferreira - Kardo Bestilo -Luiz Gilberto de Barros  
  Machado de Assis - Mágda Côrtes Regadas Resende - Manoel da Silva- Marcelo Fontes 
Márcio de Moura Batalha - Marcos Assumpção - Maria Inez Silva Queiroz - Maria Luiza Vargas Ramos  -Mário de Miranda Quintana - Marisa Rezende - Matilde Toledo -
Matusalém Dias de Moura - Mia Couto -  Monteiro Lobato -Neide Maia - Nequitz Miguel
Neri Bocchese - P. Andrez -Paulo Coelho - Paulo Rômulo Aquino de Souza
Pepetela - Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos- Ray de Lavor 
Jm Ribeiro-Canotilho -Rita Bernadete Sampaio Velosa -Roberto Carneiro de Alcáçovas de Sousa Chichorro -Roberto Augusto de Piratininga Ferrari -Roberto Araújo (ROFA) 
Roseli  Mara  Ferraz  de Arruda,-Roseli Hübler -Rozelene Furtado de LimaSamuel Pimenta 
Sandra Ferrari Radich -Sérgio Ribeiro Borsoi Júnior -Silvana Borges -Sonia Nogueira
Suely Ribella -Thereza Toscano -Valéria Cristina Schmitt - Vera Regina da Silva de Barcellos- Vera Regina da Silva de Barcellos - Vera Salbego -Vera Cristina Santana Vilar -Yara Regina Franco.
Novos Membros na Delegação da ALAF : 
Alessandro Borges
Antônio Bacarat
Andrews Ulisses
Cassio Cavalcanti
Carlos Vargas
Charles Simões
Carmen Lucia Hussein
Celia Maria Marchini
Cristina de Azevedo
Eduardo Benetti
Eliane Negrão
Elinalva Oliveira
Eulália Costa
Fabiana de Almeida
Gilson Marinho
Jeremias Francisco Torres
Lindalva Quintino
Magda Resende
Matusalém Dias de Moura
Martha Tavares Pezzini
Nara Pamplona
Paulina Rodrigues
Raquel Pagno
Roberto Ferrari
Ronaldo Babach
Sandra Ferrari Radich
Sonia Nogueira
Su Angelote

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Programa Vamos que vamos por aí! Estreia com sucesso exibido pela Band Tv RJ '''''''''2

Programa Vamos que vamos por aí! Estreia com sucesso exibido pela Band Tv RJ

Você pode estar endividado, talvez nunca tenha tirado um passaporte na vida e, nas férias, opte por se esconder no sítio de um parente. Não importa. Se quiser conhecer lugares remotos e exóticos, como Tunísia, Marrocos, desertos com nomes misteriosos (já ouviu falar no Kalahari, na África?), praias selvagens e megalópoles tecnológicas, basta ligar a televisão.
Foi pensando nisso, que  a Literarte incluiu em sua grade de difusão a TV Literarte e o programa Vamos que vamos por aí! Assim, é possível dar um giro global sem enfrentar a espera nos aeroportos, a diferença no fuso-horário, pequenos imprevistos e, ainda melhor, sem gastar nenhum centavo. Por outro lado, por melhor que seja a definição do seu aparelho de tevê, ele nunca traduzirá com perfeição o dégradé do mar e do pôr do sol, o cheiro fumegante do prato típico e a hospitalidade da população local. Mas além de permitir uma aventura a bordo do sofá de casa, essas produções oferecem um cardápio tentador a quem vive sonhando com a próxima expedição pelo mundo.



Portanto, na primeira oportunidade, malas pra que te quero!






 O Vamos que vamos por aí, é voltado para o publico amante da cultura, mostrando os principais pontos de interesse histórico e cultural.
“O jovem vê neles uma maneira de se desconectar da rotina, ainda que temporariamente. O maior desejo de consumo do jovem hoje é viajar, mas há impedimentos, como dinheiro, faculdade, trabalho.

Nos programas de TV, ele realiza parte desse desejo”, avalia a produtora Débora Reis,

O programa tem 3 quadros distintos , O Vamos que Vamos  por aí! Propriamente dito, o Viajando na Leitura com dicas de livros e leitura e o Papo de artista, que entrevista artistas plásticos dentro de seu ateliêr, criando um programa interessante para todas as idades.

O Programa vai ao ar na Band RJ, as 7:00 da manhã no sábado, e fica no site da Tv Literarte, nos demais dias, assistam e deixe seus comentários.

A Apresentação do Programa é feita pela escritora Izabelle Valladares e a co-apresentação do Papo de Artista por Angela Feingold.


domingo, 20 de abril de 2014

IGNORÂNCIA NÃO GERA DÚVIDA



IGNORÂNCIA NÃO GERA DÚVIDA

Li uma postagem no facebook onde uma pessoa fez uma série de comentários a respeito de a mulher que exerce a presidência do Brasil ser chamada de Presidenta. O discurso sem qualquer fundamento teórico e técnico é exemplo típico das porcarias e besteiras que se escreve nesse tipo de aplicativo por pessoas que não têm o menor conhecimento sobre os assuntos que se propõem a escrever. Pior, que outras pessoas com grau mais elevado de idiotice, além de endossar as besteiras, ousam incrementar as baboseiras com anticultura.
Na postagem, a pessoa fazia uma série de comparações entre substantivos tentando convencer que a mulher não poderia ser chamada de Presidenta, denotando puro preconceito (é difícil para alguns aceitar a ascensão delas na sociedade). Se pensasse só um pouquinho, lembraria que a governante de um estado é Governadora, de um município é Prefeita. Existem Deputadas, Senadoras, Vereadoras, etc. Por que não Presidenta?
Mulher não!  Ela é a Presidente só porque está presidindo... Pensamento machista. Faz-me lembrar de que antigamente existia a função de governanta – mulher, empregada, que administrava a casa do patrão. Não poderia ser governante, sinônimo de um gênero. Naquela época, jamais se pensaria que a mulher provocaria toda essa revolução social e dominaria o mercado de trabalho em quase todas as áreas: médica, educacional, moda, etc.
Apesar de toda evolução e ascensão da mulher, que deixou de ser dona de casa e está conseguindo inverter os papéis, permanece o pensamento machista e discriminatório como o racista que persiste até hoje. Ou será inveja? Algumas mulheres deveriam mesmo continuar servindo ao homem, inclusive na cama, pois nem devem conhecer a sensação de liberdade e de individualidade que promove o orgasmo.
Para reforçar o caráter preconceituoso da postagem, a ela deu menor valor, pelo aspecto cultural, um comentário de outra mulher dizendo que o Aurélio (Buarque de Holanda) "deve estar se revirando no túmulo" (sic) pela intenção de se utilizar o termo Presidenta.
Será que a ignorância é incapaz de deixar o indivíduo em dúvida? É assim, pronto e acabou? Elas foram tão peremptórias que me fizeram concluir que ignorância não gera dúvidas.
Se o Aurélio pudesse fazer qualquer movimento depois de morto, até porque deixou de ser alguém, faria, sim, gestos obscenos para pessoas sem cultura quando a ele se referissem escrevendo idiotices. Imagine o trabalho necessário para se elaborar um dicionário: a compilação de palavras que caíram em desuso, a atualização necessária e a inclusão de palavras novas incorporadas ao vocabulário, tanto pelo regionalismo e uso de gírias, quanto pelo estrangeirismo por conta do fenômeno da globalização. Árduo, sem dúvida, não é?
Lamentavelmente, a pessoa que teve a infelicidade de ao Aurélio se referir, nem pensou em consultar o dicionário, fruto de seu trabalho. Pelo nível nem deve ser adepta de leitura e, provavelmente, nem tenha um em casa para conferir se a sua afirmação tem fundamento.
Aqueles que endossam, compartilham e, em burricada, adicionam idiotices em aplicativos na internet, deveriam, antes, instruir-se, a fim de não declarar publicamente a sua condição, pois consta na página 1704 do Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa a definição de Presidenta.
Dicionário é ferramenta útil, serve para tirar dúvidas e não é vergonha utilizá-lo, ao contrário, mostra que a pessoa tem interesse em escrever corretamente e sempre aprende mais um pouco. Ainda que não tenha um exemplar em casa, está ao alcance de quem está “on line”, como é o caso, vários dicionários digitais facilmente acessíveis: Michaelis, Dicio, Caldas Aulete, Houaiss, o Priberam, de Portugal... Wikipédia não vale, porque qualquer um escreve o que quer sem sobre qualquer assunto, sem o menor comprometimento intelectual, e muitas vezes sem fundamento. Em todos constam a definição de Presidenta que, aliás, também é encontrada no VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) da Academia Brasileira de Letras.
LIVRO NÃO É ENFEITE DE PRATELEIRA


domingo, 13 de abril de 2014

EU ME PERDI


EU ME PERDI
Rolou uma lágrima brilhante,
que brotou num instante
e foi tão sorrateira,
silenciosa e furtiva.
Só uma, solitária, derradeira,
atravessou depressa o meu semblante,
caiu e se perdeu
no travesseiro confidente.
Eu fiquei sem saber
que sentimento a impulsionou.
As emoções se confundiam
quando para ser teu, somente teu,
eu deixei de ser eu, somente eu.

sábado, 22 de março de 2014

EU TE AMO DESSE JEITO


 
EU TE AMO DESSE JEITO

Eu te amo no meu peito,
no meu pensamento,
no meu íntimo
e com todo o meu corpo.
Eu te amo a cada momento,
e em qualquer estágio,
nas minhas insônias,
em todos os sonos
e nos meus sonhos.
Eu te amo nas minhas veias.
Eu te amo na minha memória,
te amo agora, como amei outrora;
eu te amo na nossa história.
Eu te amo na companhia da lua
e continuo quando ela vai embora.
Eu te amo na minha janela
enquanto te procuro em cada coisa
que vejo através dela.
Eu te amo do jeito que eu vivo
e do jeito que invento.
Eu te amo em cada parte de mim.
Eu te amo por inteiro.


Mario Rezende
Rio de Janeiro - BRASIL
mariorezendemeusescritos.blogspot.com

ANTOLOGIA LOGOS NUM 7 - MARÇO 2014

ANTOLOGIA LOGOS NUM 7 MARÇO 2014
ESTOU NA PÁGINA 30