domingo, 20 de abril de 2014

IGNORÂNCIA NÃO GERA DÚVIDA



IGNORÂNCIA NÃO GERA DÚVIDA

Li uma postagem no facebook onde uma pessoa fez uma série de comentários a respeito de a mulher que exerce a presidência do Brasil ser chamada de Presidenta. O discurso sem qualquer fundamento teórico e técnico é exemplo típico das porcarias e besteiras que se escreve nesse tipo de aplicativo por pessoas que não têm o menor conhecimento sobre os assuntos que se propõem a escrever. Pior, que outras pessoas com grau mais elevado de idiotice, além de endossar as besteiras, ousam incrementar as baboseiras com anticultura.
Na postagem, a pessoa fazia uma série de comparações entre substantivos tentando convencer que a mulher não poderia ser chamada de Presidenta, denotando puro preconceito (é difícil para alguns aceitar a ascensão delas na sociedade). Se pensasse só um pouquinho, lembraria que a governante de um estado é Governadora, de um município é Prefeita. Existem Deputadas, Senadoras, Vereadoras, etc. Por que não Presidenta?
Mulher não!  Ela é a Presidente só porque está presidindo... Pensamento machista. Faz-me lembrar de que antigamente existia a função de governanta – mulher, empregada, que administrava a casa do patrão. Não poderia ser governante, sinônimo de um gênero. Naquela época, jamais se pensaria que a mulher provocaria toda essa revolução social e dominaria o mercado de trabalho em quase todas as áreas: médica, educacional, moda, etc.
Apesar de toda evolução e ascensão da mulher, que deixou de ser dona de casa e está conseguindo inverter os papéis, permanece o pensamento machista e discriminatório como o racista que persiste até hoje. Ou será inveja? Algumas mulheres deveriam mesmo continuar servindo ao homem, inclusive na cama, pois nem devem conhecer a sensação de liberdade e de individualidade que promove o orgasmo.
Para reforçar o caráter preconceituoso da postagem, a ela deu menor valor, pelo aspecto cultural, um comentário de outra mulher dizendo que o Aurélio (Buarque de Holanda) "deve estar se revirando no túmulo" (sic) pela intenção de se utilizar o termo Presidenta.
Será que a ignorância é incapaz de deixar o indivíduo em dúvida? É assim, pronto e acabou? Elas foram tão peremptórias que me fizeram concluir que ignorância não gera dúvidas.
Se o Aurélio pudesse fazer qualquer movimento depois de morto, até porque deixou de ser alguém, faria, sim, gestos obscenos para pessoas sem cultura quando a ele se referissem escrevendo idiotices. Imagine o trabalho necessário para se elaborar um dicionário: a compilação de palavras que caíram em desuso, a atualização necessária e a inclusão de palavras novas incorporadas ao vocabulário, tanto pelo regionalismo e uso de gírias, quanto pelo estrangeirismo por conta do fenômeno da globalização. Árduo, sem dúvida, não é?
Lamentavelmente, a pessoa que teve a infelicidade de ao Aurélio se referir, nem pensou em consultar o dicionário, fruto de seu trabalho. Pelo nível nem deve ser adepta de leitura e, provavelmente, nem tenha um em casa para conferir se a sua afirmação tem fundamento.
Aqueles que endossam, compartilham e, em burricada, adicionam idiotices em aplicativos na internet, deveriam, antes, instruir-se, a fim de não declarar publicamente a sua condição, pois consta na página 1704 do Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa a definição de Presidenta.
Dicionário é ferramenta útil, serve para tirar dúvidas e não é vergonha utilizá-lo, ao contrário, mostra que a pessoa tem interesse em escrever corretamente e sempre aprende mais um pouco. Ainda que não tenha um exemplar em casa, está ao alcance de quem está “on line”, como é o caso, vários dicionários digitais facilmente acessíveis: Michaelis, Dicio, Caldas Aulete, Houaiss, o Priberam, de Portugal... Wikipédia não vale, porque qualquer um escreve o que quer sem sobre qualquer assunto, sem o menor comprometimento intelectual, e muitas vezes sem fundamento. Em todos constam a definição de Presidenta que, aliás, também é encontrada no VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) da Academia Brasileira de Letras.
LIVRO NÃO É ENFEITE DE PRATELEIRA


domingo, 13 de abril de 2014

EU ME PERDI


EU ME PERDI
Rolou uma lágrima brilhante,
que brotou num instante
e foi tão sorrateira,
silenciosa e furtiva.
Só uma, solitária, derradeira,
atravessou depressa o meu semblante,
caiu e se perdeu
no travesseiro confidente.
Eu fiquei sem saber
que sentimento a impulsionou.
As emoções se confundiam
quando para ser teu, somente teu,
eu deixei de ser eu, somente eu.

sábado, 22 de março de 2014

EU TE AMO DESSE JEITO


 
EU TE AMO DESSE JEITO

Eu te amo no meu peito,
no meu pensamento,
no meu íntimo
e com todo o meu corpo.
Eu te amo a cada momento,
e em qualquer estágio,
nas minhas insônias,
em todos os sonos
e nos meus sonhos.
Eu te amo nas minhas veias.
Eu te amo na minha memória,
te amo agora, como amei outrora;
eu te amo na nossa história.
Eu te amo na companhia da lua
e continuo quando ela vai embora.
Eu te amo na minha janela
enquanto te procuro em cada coisa
que vejo através dela.
Eu te amo do jeito que eu vivo
e do jeito que invento.
Eu te amo em cada parte de mim.
Eu te amo por inteiro.


Mario Rezende
Rio de Janeiro - BRASIL
mariorezendemeusescritos.blogspot.com

ANTOLOGIA LOGOS NUM 7 - MARÇO 2014

ANTOLOGIA LOGOS NUM 7 MARÇO 2014
ESTOU NA PÁGINA 30

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

A Literarte apresenta o Percussionista Jubiabá da Bahia


Jubiabá: Jurandir Matos Brandão, nasceu no dia 18 de Outubro de 1972  no bairro da Liberdade em Salvador- Bahia, uma das cidades que mais recebeu a influência dos Negros no Brasil, e talvez por isso, influencie tantos músicos.
Começou a tocar com 14 anos e nunca mais parou. Convidado no ano de 1986 pelo músico e diretor musical do famoso Balé folclórico da Bahia, José Ricardo, começou a estudar o movimento da percussão e a lidar profissionalmente com a música.
Após 1 ano no Sesc, foi um dos convocados para o grupo de espetáculo do Senac Pelourinho, onde pôde desenvolver seu trabalho junto a outros profissionais, assim ao longo de sua carreira, pertenceu a diversas bandas que foram moldando sua performance artística=, sem deixar de citar, a Banda do músico Walter Cruz , o Waltinho da banda Chiclete com Banana, além da banda levada do Pelô, muito conhecida na Bahia e em diversos estados brasileiros e a banda swing da cor uma das pioneiras do Axé no Estado do Rio de Janeiro
Jubiabá aprendeu o domínio sobre os vários instrumentos que compõe a Percussão em si, repique, surdos ,,timbal Cowbel Congas, pandeiro, tamborim e xequere, unidos dão a sonoridade final do artista.
Ads by PlusHD.5Ad Options


Atualmente está trabalhando em seu primeiro CD solo, onde irá apresentar uma variação da música clássica  e musica gótica acompanhadas da batida da  percussão, além de antigos sucessos com a parceria do Grupo Tambores Urbanos, fundado pelo mesmo, hoje trabalha junto ao Projeto Social turma do sítio, onde ensina sua música a crianças  de uma comunidade carente na cidade onde reside, Cabo Frio.
Foi convidado a tornar-se membro da ARTPOP- Academia de Letras e Artes de Cabo Frio em 2009, onde passou pelo cargo de diretor de eventos, promovendo diversos outros artistas locais.
Hoje faz apresentações com bandas e blocos de carnaval, além de estar se preparando para uma turnê artística onde se apresentará em algumas províncias de Angola, além de ser um dos artistas convidados para representar a musica brasileira no Festival Del Fuego em  Santiago de Cuba além de ter agendada apresentação no Museu do Oriente em Lisboa no Mês de Outubro.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

MÚSICA DIVINA




MÚSICA DIVINA

Uma poesia escrita na areia,
ao som das ondas.
O cântico dos ventos.
Música no ar,
nascida dos elementos naturais
da melodiosa natureza.
Alimenta os sentimentos,
relaxa os sentidos.
Acorde ao toque das cordas,
ao sopro dos tubos,
ao batuque dos couros.
Melodia de qualquer natureza,
linguagem universal.
Transcende o tempo.
Não é som simplesmente,
a divina música
acaricia os sentidos da gente.
Expressão de sentimentos
embalando as emoções,
em qualquer lugar do planeta,
como um coração do mundo.
Brotou do peito de um homem
e nunca vai se perder.
Pelo amor de uma mulher,
sentimentos somente.
Pelos sonhos bem sonhados,
relembrados em flashbacks.
Feliz, retribuindo uma paixão
por um anjo inesquecível,
graciosa parte do seu mundo.
Desde o primeiro beijo,
carícias sussurradas de amor
quando o sol se põe.
Amando sempre, dia após dia,
por necessidade de viver em amor,
em harmonia.
E para ela escrever uma canção
que traduza todo o seu amor.
Razão de viver
de um coração apaixonado,
deliciosamente contaminado
pelo gostoso sentimento de amar.



Mario Rezende
 

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Goles de lembranças



Bebo mais um gole de vinho,
revivo lembranças,
feito faíscas em minha face.
Saudade...
Lembretes diversos,
embaçados, 
embaralhados.
Estou bêbada?
Não...
Apenas esquecendo
devagar o passado.
Em breves goles de bebida amarga.