quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

izabelle Valladares e Dyandreia Portugal recebem prêmio da prefeitura de Cabo Frio no Teatro Municipal

zabelle Valladares e Dyandreia Portugal receberão prêmio cultural da Prefeitura Municipal de Cabo Frio

No dia 22 de dezembro ás 20 horas as diretoras da literarte receberão prêmio de cultura na cidade de Cabo Frio.

Troféu Cultura no Teatro 2011 - Vem aí !!!

TCT
Troféu Cultura no Teatro 2011
22/12/2012 – 20h
35 agraciados !!!
CATEGORIA : Realizadores:
São aqueles que contribuíram com o engrandecimento da cena Cultural através de seus eventos de excelentes resultados e disseminação, gerando e atraindo novos entusiastas no Teatro Municipal:
FEIRA LITERÁRIA INFANTIL – Izabelle Valadares
Curadora do Foyer do Teatro - Dyandreia Portugal
GRUPO CRECHE NA COXIA – Silvana Lima
STUDIO FAMA – Fabiana Kury
BALLET OFÉLIA CORVELLO – Ofélia Corvello
BALLET MÁRCIA SAMPAIO – Márcia Sampaio
CABO FRIO BALLET – Regina Sampaio
ARTE NO HARÉM – Angelitta Moyra
CURTA CABO FRIO – Miguel Fornaciari
BONECART – Clarêncio Rodrigues
ART POPULAR – Carlos Alberto
ECLECTICAMENTE NA DANÇA – Francisco de Mattos
MOVIMENTO NEGRO – Margareth Ferreira
BIBLIOTECA WALTER NOGUEIRA – Zuleika Crespo
LD ARTES E EVENTOS – Lívia Diniz
TEATRO POSSÍVEL – Mímico – Jiddu Saldanha
BANDA SINFÔNICA DA POLÍCIA MILITAR – Ten. Azedias
C.E.T.J. – Márcio Alves
CIA. DE DANÇA ROSA DEMARCHI – Rosa Demarchi
CIA. DE DANÇA ADRIANO LABIS – Adriano Labis

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

VEM COMIGO

Não sei para onde e nem quando, mas...

Vem comigo.

Não prometo nada e nem coisa alguma,
mas sei que vai gostar.
Caminhos existem para serem caminhados.
Vidas existem para serem vividas.
Sonhos são feitos para serem sonhados.
Então!?

Vem comigo.

Os sentimentos só importam quando sentidos.
Não traga nada, traga apenas sua alma.
O que for preciso será achado no caminho
e precisaremos apenas de nós mesmos...

Vem comigo!!!


(do livro "Sentimento e Realidade")

Odyla Paiva

domingo, 11 de dezembro de 2011

DIVERSAS

Orvalho e suor (Paulo Caruso)



As gotas de orvalho caem
de pétalas delicadas,
de espinhos dolorosos,
escorrem pelo caule
até alcançar a terra.

Nosso suor escorre,
precipita-se até a alcova
num salpicar generoso,
em cachoeira desejosa,
como manda a natureza.

*******************************

Haikai à gata de botas (Paulo Caruso)



A gata de botas.
Amorosa. Carinhosa.
Digna de boas notas.


************************************

A uns olhos de boneca




Olhos doces mesmo tu tens,
cara gaúcha amiga.
olhos a não buscar briga
sempre que ao recanto vens.

Elogios nobres tu envias
às crias de amigos teus,
o que faz-me lembrar de Deus,
devido a tais alegrias.

A meu soneto fazes jus,
por toda delicadeza
enviada de tua mesa,
a mim propiciando luz.

Homenagem aqui eu te rendo,
ledamente a ti entretendo.

********************************

O mar acaricia a areia





O mar à areia acaricia,
passando a mão pela testa,
em deveras íntima festa
sob sol, lua ou chuva no dia.

Ou será que se espreguiça
ele e rola pela areia salgada,
em ato de quem mais nada
além de descansar tem cediço?

Ou será que as mechas marinhas
se lançam à areia querida
como blandícia absorvida
por esta em horas não curtinhas?

Brincam eles de doce casal,
pra encontrar-nos assaz afinal.

***************************************

O que minha mãe faz por mim





O que minha mãe fez por mim,
se tu me vieres a questionar,
eu te digo sem qualquer medrar,
pra calares tua boca enfim.

Ela deu-me mui boa educação,
seja em casa ou quitando escola;
deu-me carinho, jamais esmola!
Dedicou-me de fato sua emoção.

Cuidou sempre de minha saúde,
apesar de trabalho eu lhe dar,
no que tange a este empreitar;
bom cuidar traz-me ela amiúde.

Minha mãe é mais que genitora;
é no amor a maior doutora!

***********************************

Haikai ao ipê no outono




Ipê generoso.
Amarela caspa: bela.
Um ser majestoso.

**********************************

Às mulheres, com carinho e respeito




Mulheres se observam
e se criticam negativamente
em muitos aspectos,
não só quanto à roupa.
Feitas para serem lindas.
Símbolos de beleza.
Nós homens somos diversos,
porquanto mais unidos
(mesmo na pouca vergonha,
segundo elas dizem).
De fato é muito bom
ser homem na vida.
Mulheres crescem mentalmente
de modo mais alígero.
Mulheres engravidam.
têm o corpo invadido,
pra obter prazer.
Mulheres menstruam.
Mulheres nascem com hímen.
Mulheres precisam renovar
seu já farto guarda-roupa.
Mulheres não urinam de pé.
Aguentam mais grosserias que nós.
Vida longa a elas!
Que Deus as abençoe
e que nós as respeitemos!

*************************************

Nossa estrada (Paulo Caruso)




Que em nossa doce paixão
jamais se dê vã inação!
Que bem nos guie o nosso amor
sem qualquer acre torpor!

Que sejamos afinal
par de rosto rubicundo
e agir mui pudibundo
nesta vida de casal!

Que nos guie sempre o bom Deus
por Seu caminho de glórias
e majestosas memórias
nos bons sonhos meus e teus!

Que se faça mui feliz
nossa estrada! Ele a bendiz!

********************************

Teus lábios de flor (Paulo Caruso)




Teus lábios
uma flor são
de pétalas delicadas
e portentosas assaz
em solo fértil
quando comigo.


*****************************

Versaico (Paulo Caruso)




Não sou rapaz muito prosaico,
mas sim um cachopo versaico
a trazer-te mui encomiástico
o amar a nós sempre fantástico.

Jamais faço eu de embuçado
o meu cenho perante teu ser,
porque sei do amor a valer
que por mim tu nutres prezado!

Procuro eu não ser obtuso,
mas sim me portar amoroso
pra cobrir-me co’o caloroso
manto nosso jamais confuso.

Quando levo-te versos meus
levo o dom a mim dado por Deus.

************************************

Leveza de um sonho

Google Images


De vestido branco, expresso a paz.
Trago o cabelo revolto, à mercê do vento.
Nos pés, sandálias leves - quase descalça.
Lá vou eu - pela areia da praia - em tua direção.
Coração cheio de esperança, antevejo dias melhores.
Respiro o ar e purifico a alma.
Despeço-me da solidão, livrando-me de suas dores.
Recebo a alegria e trago de volta os sonhos...
Abro um sorriso, ensaio um abraço.
Agradeço a Deus pelo que sou e tenho
E deixo-me envolver pela magia de ser feliz.



Copyright ©Josselene Marques

ÁGUAS

Água de mar, água de chuva,
água de rio e de cachoeira.
Mar é imensidão e chuva é bálsamo.
Rio e cachoeira?
São corredeiras...

Toda água tem seu destino.

Quem não reconhece o caminho
perde o traçado da vida.
Paga o preço da procura
da trilha derradeira.

 Odyla Paiva

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A literarte visita hospital infantil

Queridos amigos e colaboradores, na manhã de hoje, dia 6 de dezembro de 2011, a Literarte visitou o Hospital Municipal Dr.Benigno Augusto de Melo, representada por sua presidente Izabelle Valladares e nossos apoiadores Victor Trindade, Izadora Valladares e a escritora paulistana Merari Tavares para doação de livros. Nossa equipe foi muito bem recebida pela equipe de psico-pedagogas do hospital que fazem um trabalho muito bonito e organizado, onde conseguiram criar uma brinquedoteca com materiais recicláveis, visitamos alguns leitos e nesses momentos observamos o quanto é bom e gratificante fazermos nossa parte com a sociedade.
O projeto "Um dia de cultura + saúde" já visitou 4 estados brasileiros e nos preparamos para a visitação na Pastoral da Criança na Suiça em março e ao Inca- Hospital do câncer no RJ, por isso, pedimos aos autores que possam enviar livros para doação que entrem em contato conosco e enviei seus livros, para cada criança que em um momento difícil recebe um livro novo, é um horizonte que se abre e uma esperança que se renova.
Desta vez contamos com a colaboração da autora Odyla Paiva que nos presenteou com o livro da Formiga MIMI, com a colaboração da escritora Isis Berlinck Renault que nos doou "Venha passear comigo" da escritora Merari Tavares que doou os livros "Rháuwey- uma escola do barulho" e gentilmente nos acompanhou nesta visita e do livro Heitor Flexter o menino herói , além da doação de alguns exemplares do livro "Brasil, mais que um país uma inspiração" para os pais e profissionais.
Mais uma vez estamos muito satisfeitos com o reconhecimento de mais este trabalho!
Associe-se a Literarte - Associação Internacional de escritores e artistas
"Quem aparece passa por aqui"

domingo, 4 de dezembro de 2011

Quando penso em você

Google Images



Quando penso em você,
Meu coração é só esperança;
Ele bate, acelera, salta – fico à sua mercê,
Alegre como uma criança.


Quando penso em você,
Os dias parecem mais coloridos.
Não penso mais em sofrer
E os dissabores são esquecidos.


Quando penso em você,
Num instante, recupero a paz;
Sei que não vou me arrepender
De amar você, meu rapaz.


Quando penso em você,
Não sinto mais solidão.
Sua lembrança preenche o meu ser,
Abreviando da distância a vastidão.


Quando penso em você,
A vida é só felicidade, emoção;
Sonho, planejo, espero, luto a valer
E dou, ao meu viver, de ânimo uma injeção.


Quando penso em você,
Tudo ao meu redor faz sentido.
O meu amor você faz por merecer
E dos meus pensamentos jamais será excluído.


(Copyright © Josselene Marques)

BALZAQUIANA


BALZAQUIANA
Essa mulher balzaquiana,
com ares de Morgana,
que me encanta
e reina soberana
nas tramas desse drama,
atiça o fogo dessa chama
alimentada e inflamada
pelo desejo de tê-la
em meus braços,
nua e apaixonada,
sobre os lençóis da minha cama.

Poesia por Sulla Mino...Avesso


O avesso das coisas incertas
me fez mutante...
E moldo meu corpo,
em mais uma tentativa sã.
Escrava, noviça,
carente e rebelde.
Então, explode o pavio
curto dentro de mim.
Abstrata e enigmática,
peço: Silêncio!
Gira o mundo,
Estou nele ao contrária.

Sulla Mino